11.19.2012

Os Sofrimentos do Jovem Werther


Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.

Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa. Werther não é correspondido no amor, por se enamorar com uma jovem já prometida a outro homem! J. W. Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também vivera um amor não correspondido. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte. A vida deixaria de ter sentido se ele perdesse sua amada, a cada gesto, dança e até mesmo em meio a bofetadas, Werther se apaixona cada vez mais por Charlotte.





Essa obra repercutiu de maneira tempestuosa. Por ter sido divulgada de maneira excêntrica  pela maré de suicido que surgiram dos seus leitores, foi considerada por muito um livro "pesado". 
É uma obra bela, intensa, apaixonante e triste.

Link para o PDF: http://www.4shared.com/office/joerIvGc/Goethe_-_Os_sofrimentos_do_jov.html#


Bruno Rodrigues

1 Deixe sua opinião:

esperança disse...

eu já Lir > muito apena vale ler :

Postar um comentário

 

© 2009Pack do Suicida | by TNB